segunda-feira, 23 de março de 2015

Meganeura

Créditos: BBC.
Nome: Meganeura ("Grande nervo")
Época: Carbonífero
Local: Europa e América do Norte

 Meganeura foi um gênero de antigas libélulas que habitaram a Terra entre 305 e 299 milhões de anos atrás, no final do período Carbonífero. Seu primeiro fóssil foi encontrado na mina de carvão Stephanian Commentry, na França, em 1880, sendo descrita apenas em 1885 pelo paleontólogo francês Charles Brogniart. Atualmente o fóssil está em exposição no Muséum National d'Historie Naturelle, em Paris. 

 Posteriormente, outros fósseis foram encontrados pela Europa, como em Bolsover e Derbyshire, na Inglaterra, e até mesmo em Oklahoma, Estados Unidos. Seu nome significa "Grande nervo", em referência ao sistema de veias em suas asas.



 A meganeura foi um dos maiores insetos que já viveram, podendo atingir 50 centímetros de comprimento e 1 metro de envergadura, o mesmo que algumas aves de rapina atuais. Além disso, ela poderia pesar até 1 kg. A meganeura podia atingir grandes velocidades, além de realizar várias "manobras" complexas, graças às suas 4 asas. A causa do gigantismo da Meganeura, assim como o de vários outros artrópodes do Carbonífero, provavelmente deve-se às grandes quantidades de oxigênio que havia na atmosfera da Terra (que, na época, correspondia a 35% da composição química da atmosfera, enquanto hoje esse nível é de 21%), fator determinante para o crescimento de diversos seres vivos.

 Como as libélulas atuais, a Meganeura vivia em pântanos e próximas a rios e lagos onde caçavam suas presas. Carnívoras, provavelmente se alimentavam de outros insetos menores e até mesmo alguns pequenos répteis e anfíbios. Maior parte da sua cabeça correspondia aos seus grandes olhos, que davam uma visão próxima dos 360º graus.


Na Cultura Popular:

  • Libélulas gigantes aparecem em diversas produções (filmes, séries, jogos, etc.) que retratam a pré-história, mesmo que elas estejam cronologicamente erradas, colocando a Meganeura convivendo com dinossauros, por exemplo.
  • Na TV, a Meganeura aparece no segundo episódio do documentário Walking With Monsters, da BBC. Ela também aparece no episódio A Casa dos Insetos, da série Parque Pré-Histórico da Focus Filmes.
  • A Meganeura é uma das criatura presente no jogo de sobrevivência Ark: Survival Evolved, aparecendo como um animal necrófago que ataca o jogador se houver cadáveres de outros animais por perto.
  • O Pokémon Yanmega foi inspirado na Meganeura.

Galeria:




Os pântanos quentes e úmidos que cobriam a Terra no carbonífero eram o lar da meganeura, a maior criatura voadora de seu tempo. Arte por Felipe Arias.


Fóssil de Meganeura monyi. Neste espécime, a envergadura é de 68 centímetros. Foto: Didier Descouens/Wikipédia.


Classificação Científica:


Reino: Animalia.
Filo: Arthropoda.
Classe: Insecta.
Superordem: Odonatoptera.
Ordem:  Meganisoptera.
Família:  Meganeuridae.
Gênero:  Meganeura.
Espécies:  Meganeura monyi,  M. brongniarti, M. vischerae.



Fontes:

1. Enciclopédia dos Dinossauros e da Vida Pré-Histórica; Dorling Kindersley;
2. Documentário Walking With Monsters: The Life Before the Dinosaurs; BBC;
3. Parque Pré-Histórico; Ep. 5 A Casa de Insetos;
4. Atlas Virtual da Pré-História;

Nenhum comentário:

Postar um comentário