terça-feira, 20 de novembro de 2018

Novo dinossauro descoberto no Brasil é nomeado em homenagem ao vilão Thanos

Representação do Thanos simonattoi feita por PaleoJoe (DeviantArt). A coloração não está cientificamente correta, mas é uma homenagem ao vilão Thanos.

 Paleontólogos anunciaram a descoberta de um novo dinossauro brasileiro do período Cretáceo: um terópode carnívoro da família dos abelissaurídeos. A descoberta aconteceu em 2014 na região de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo; mas o animal só foi descrito agora em 2018. O mais curioso dessa descoberta, porém, foi o inusitado nome que o dinossauro recebeu: Thanos simonattoi.

 Seu nome específico, simonattoi, é uma homenagem ao seu descobridor, o paleontólogo Sérgio Luis Simonatto, do Museu de Paleontologia Professor Antônio Celso de Arruda Campos. Seu nome genérico, Thanos, é uma homenagem ao vilão Thanos, dos quadrinhos da Marvel Comics. O vilão foi criado em 1973 pelo quadrinista Jim Starlin, e voltou a ganhar os holofotes com os novos filmes de Os Vingadores. Seu nome é derivado da palavra grega Thanatos, que significa "Morte".

 Seu único fóssil descoberto corresponde a uma vértebra cervical, o que foi o suficiente para estimar seu tamanho: entre 5.5 e 6.5 metros de comprimento, o que é um tamanho relativamente pequeno se comparado ao de outros dinossauros de sua família. Além disso, a descoberta de fósseis de outro predador ainda maior, provavelmente um megaraptorídeo, na mesma região, indicam que Thanos provavelmente não era o maior predador de sua época e local.

Dupla de Thanos caçando saurópodes no Brasil do período Cretáceo. Arte por Deverson da Silva.


Fontes:
1. Dinosauria Blog
2. Heróis da TV
3. Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário