segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Saltassauro

Créditos: Masato Hattori.
Nome: Saltassauro ("Lagarto de Salta")
Época: Cretáceo.
Local: América do Sul.

 O saltassauro foi um dinossauro saurópode que habitou a região da atual Argentina entre 70 e 65 milhões de anos atrás, durante o final do período Cretáceo. Seus fósseis foram escavados próximos da cidade de Salta, na Argentina, entre 1975 e 1977, pela equipe dos paleontólogos José Fernando Bonaparte, Martín Vince e Juan C. Leal.



 O saltassauro foi o primeiro saurópode descoberto que possuía uma armadura corporal. Seu dorso era coberto por uma armadura formada por dois tipo de osteodermes. O primeiro tipo eram placas ósseas ovais de 12 centímetros de comprimento que brotavam das suas costas. O segundo tipo eram pequenos ossículos, redondos ou pentagonais, que cresciam entre as placas ósseas, formando uma espécie de cobertura óssea para o dorso do animal. Apesar de hoje conhecermos outros titanossaurídeos com características de proteção semelhantes, o saltassauro foi o primeiro desse tipo descoberto no mundo. Não por acaso, o nome científico Saltasaurus loricatus significa justamente "Lagarto Blindado de Salta".


 Era um saurópode "pequeno" se comparado a outros dinossauros do seu clado. Ainda assim, era volumoso, medindo até 12 metros de comprimento, pouco mais de 3 metros de altura e pesando entre 6 e 7 toneladas.

 Em Auca Mahuevo, uma região da Patagônia Argentina que possui centenas de ninhos fossilizados de titanossauros, foram descobertos, também, ninhos de saltassauros. Estes ninhos, cobertos com vegetação e terra, continham até 25 ovos cada, sendo que cada ovo era esferoide e tinham de 11 a 12 centímetros de diâmetro. Muitos destes ovos mantiveram embriões fossilizados, o que permitiu aos paleontólogos averiguarem que a armadura corporal destes animais se formava ainda dentro do ovo. A proximidade de tais ninhos mostram que o saltassauros se moviam em bandos, o que lhes dava muito mais proteção contra predadores.


Na Cultura Popular:

  • O saltassauro faz aparições no anime Dinossauro Rei e produtos relacionados, além de aparecer brevemente em alguns filmes e episódios da saga Em Busca do Vale Encantado.
  • O saltassauro também aparece no jogo ParaWorld.

Galeria:


O saltassauro era "pequeno" se comparado a outros saurópodes.

O dorso do saltassauro era coberto por osteodermes. Elas formavam uma armadura que o protegia de predadores. Foi o primeiro saurópode deste tipo descoberto no mundo. (Créditos: Vladimir Nikolov).

Um bando de saltassauros adultos forma uma barreira para proteger os seus ninhos do ataque de um aucassauro. Porém, enquanto o predador adulto distrai os gigantes, seus filhotes passam pela barreira e começam a atacar os ninhos, onde ovos já começam a eclodir. (Créditos: Dinosaur Eggs de Charlie e Florence Magovern; Luis V. Rey).


Classificação Científica:

Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Clado: Dinosauria.
Ordem: Saurischia. 
Subordem:  Sauropodomorpha.
Clado:  Sauropoda.
Clado:  Titanosauria.
Gênero:  Saltasaurus.
Espécies:  Saltasaurus loricatus.


Fontes:

1. Wikipédia
2. Mundo Pré-Histórico
3. Natural History Museum
4. Prehistoric Wildlife
5. Luis V. Rey's Art Gallery: Dinosaurs and Paleontology

Nenhum comentário:

Postar um comentário