quarta-feira, 6 de junho de 2018

Stygimoloch

Nome: Stygimoloch ("Demônio do Estige").
Época: Cretáceo.
Local: América do Norte.


 O stygimoloch foi um paquicefalossaurídeo que habitou a América do Norte durante o período cretáceo, por volta de 66 milhões de anos atrás, no fim da era dos dinossauros. Fósseis desse animal foram descobertos na Formação Hell Creek, Formação Ferris e Formação Lance, todos no centro oeste dos Estados Unidos. Seu nome genérico é a junção de duas palavras: Stygi e Moloch. "Stygi" faz alusão ao Estige, rio da mitologia grega por onde Caronte levava as almas dos mortos até o submundo (uma referência à Formação Hell Creek, que é banhada por um rio). "Moloch" é uma referência ao sombrio deus canaanita, às vezes interpretado como um demônio,  associado ao sacrifício de crianças. Tais nome foram escolhidos para enfatizar a aparência "demoníaca" da criatura, devido aos seus grandes chifres.



 O animal foi descrito em 1983 pelo paleontólogo de vertebrados britânico Peter Galton e pelo paleontólogo alemão Hans-Dieter Sues, que trabalhavam para o Museu Americano de História Natural. Ele recebeu o nome de Stygimoloch spinifer, que pode ser traduzido como "Demônio chifrudo do Estige". Apesar de ser considerada um gênero/espécie válido, alguns cientistas ainda discutem se esse animal não seria um indivíduo jovem de paquicefalossauro. Outra discussão é se o stygimoloch e o dracorex seriam da mesma espécie (ou pelo menos mesmo gênero) por serem muito semelhantes.

 O stygimoloch poderia medir até 3 metros de comprimento, 1,2 metro de altura e poderia pesar até 80 quilos. Herbívoro, provavelmente vivia em pequenos bandos nas pastagens cretáceas norte americanas. O topo de sua cabeça era coberto por um pequeno domo ósseo, que provavelmente era usado em duelos de "bate-cabeça" entre indivíduos da mesma espécie, seja por território ou parceiros sexuais, e/ou como proteção contra predadores. Da sua nuca brotavam dois longos espigões que eram cercados por dois ou três espinhos menores. Seu focinho era coberto por pequenas protuberâncias ósseas que ajudavam a proteger seu crânio contra batidas.


Na Cultura Popular:

  • No cinema, esse animal aparece nos filmes Dinossauro e Jurassic World: O Reino Ameaçado (consequentemente, em diversos produtos relacionados).


Galeria:


A abóboda craniana e os espinhos do stygimoloch eram, muito provavelmente,
utilizados em duelos intraespecíficos e/ou como defesa contra predadores.





















O stygimoloch media 1,2 metro de altura, 3 metros de
comprimento e poderia pesar até 80 kg.



















Classificação Científica:


Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Clado: Dinosauria.
Ordem:  Ornithischia.
Família:  Pachycephalosauridae.
Gênero:  Stygimoloch.
Espécies:  Stygimoloch spinifer.



Fontes:
Wikipédia
Prehistoric Wildlife
Mundo Pré-Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário