domingo, 24 de junho de 2018

Dacentrurus


Créditos: Megabass22.
Nome: Dacentrurus ("Cauda cheia de pontas").
Época: Jurássico.
Local: Europa.


 O dacentrurus foi um gênero de estegossaurídeo que habitou a Europa durante o final do período jurássico, entre 154 e 150 milhões de anos atrás. Seus primeiros fósseis (que consistiam na pelve, várias vértebras, espinhos e ossos dos membros) foram recuperados por funcionários de um pedreira próxima a cidade Swindon, em Wiltshire, Inglaterra, em 23 de maio de 1874. Os trabalhadores logo entraram em contato com o famoso paleontólogo e biólogo Richard Owen, que descreveu o animal no ano seguinte.



 No início, Owen nomeou o animal como Omosaurus armatus, mas teve de mudar o nome para Dacentrurus armatus em 1902, pois Omosaurus já era o nome genérico de um crocodiliano extinto. Seu nome significa "Cauda cheia de pontas", em referência aos seus espinhos caudais. Ao longo dos anos, outros fósseis foram encontrados espalhados pela Europa (como França, Espanha e Portugal), mas todos bastante fragmentados e em mal estado de conservação. Várias espécies foram descritas para esse gênero, mas por suas identidades duvidosas, apenas o D. armatus é considerado uma espécie válida.

 Pelo estado de seus fósseis, é difícil descrever o animal com precisão. Sabe-se que era um herbívoro e quadrúpede, como os outros estegossaurídeos. Também sabe-se que seu dorso era coberto por uma junção de placas ósseas e espigões ósseos para defesa. Algumas representações artísticas ainda retratam ele com um longo espigão ósseo saltando de seus ombros, como kentrossauro, mas essa característica não é confirmada. 

 Apesar de alguns livros trazerem o dacentrurus como sendo um animal pequeno, os estudos mostram que ele era, na verdade, um dos grandes estegossaurídeos. Ele poderia medir até 2 metros de altura, entre 7 e 8 metros de comprimento e pesar até 5 toneladas. 


Na Cultura Popular:

  • O dacentrurus aparece no anime Dinossauro Rei e em produtos relacionados.

Galeria:


O dacentrurus usava seus espigões ósseos para defesa contra predadores, 
como contra este ceratossauro.



















Pelo estado de seus poucos registros fósseis, pouco se
sabe sobre o dacentrurus. Mas tudo indica que seria
herbívoro, quadrúpede e com o dorso coberto por uma
mescla de espinhos e placas ósseas. 
(Créditos: Paulo Márcio).






























Classificação Científica:


Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Clado: Dinosauria.
Ordem:  Ornithischia.
Subordem:  Stegosauria.
Família:  Stegosauridae.
Gênero:  Dacentrurus.
Espécies:  Dacentrurus armatus.


Fontes:
Wikipédia
Prehistoric Wildlife
Mundo Pré-Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário