terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Top 10 documentários sobre a vida pré-histórica!



 Olá, leitores! Hoje, venho aqui trazer mais uma matéria especial do PaleoBlog. Dessa vez, irei fazer um Top 10 melhores documentários sobre a vida pré-histórica! Desde já, porém, alerto que essa é uma lista pessoal, e não é um consenso geral. Essa é a lista dos documentários que são os melhores para MIM, então, talvez vocês não concordem com alguns programas listados. Tirando isso, espero que gostem da lista e deixem nos comentários quais seus programas preferidos, se concordam ou não com a lista e se tem algum documentário muito bom que não esteja nela. Vamos lá?


10 - Quando os Dinossauros Reinavam na Terra



 Começando a lista por uma quase menção honrosa. Quando os Dinossauros Reinavam na Terra (When Dinosaurs Roamed America; Discovery Channel) é como a maioria dos documentários sobre dinossauros, sem nada muito especial e com uma computação gráfica não muito impressionante. Como seu nome original revela, esse documentário é protagonizado pelos dinossauros que habitaram os Estados Unidos durante a Era Mezozóica. Acredito que o que vale destacar desse programa seja que, por ter que falar de animais de uma região bem específica, eles se concentram em mostrar dinossauros menos conhecidos do público geral, como o zunicerátopo e o anatotitan. Além disso, ele faz uma boa explicação sobre as passagens das eras e como era a geografia e clima da América durante o Triássico, Jurássico e Cretáceo. Talvez não seja o melhor nem o mais interessante documentário dessa lista, mas vale a visualização.

9 - Dinossauros Bizarros



  Mais uma quase menção honrosa. Assim como o item anterior, Dinossauros Bizarros (Bizarre Dinosaurs; National Geographic Channel) não possuí uma computação gráfica impressionante, na verdade, é bem simples. O ponto alto desse documentário é, como seu nome sugere, retratar os mais estranhos dinossauros conhecidos, e mostrar que até mesmo suas bizarrices fazem todo o sentido biológico, além de mostrar a evolução de diversos grupos de dinossauros ao longo do tempo.

8 - Caminhando com Dinossauros: Monstros do Mar



 Agora sim vamos começar essa lista de verdade! Começando com Caminhando Com Dinossauros: Monstros do Mar (Walking With Dinosaurs: Sea Monsters; BBC), um programa especial do famoso Caminhando Com Dinossauros. Dividido em 3 episódios, esse especial segue o pesquisador e aventureiro Nigel Marven (grave esse nome, porque ele vai aparecer aqui de novo) em uma jornada na busca dos 7 mares mais perigosos do mundo pré-histórico e, consequentemente, dos maiores e mais mortíferos animais marinhos de suas respectivas eras. O legal desse programa é que Nigel não viaja apenas para a época dos dinossauros, mas também para muitos outros oceanos, tanto antes como depois da Era Mezozóica. A fotografia é muito bem feita, assim como a computação gráfica e o uso de animatronics. Além disso, o formato que imita um documentário real da vida selvagem dá ainda mais um diferencial para esse programa.

7 - Luta Jurássica




 Luta Jurássica (Jurrassic Fight Club; History Channel) é uma série documental em 12 episódios, que busca retratar grandes batalhas do passado, ao melhor estilo "CSI Pré-História". Nessa série, diversos paleontólogos analisam fósseis de dinossauros que se envolveram em embates brutais no passado e reconstituem a "cena do crime". A série é bem feita, com uma boa computação gráfica e uma premissa original. Mas não só batalhas entre dinossauros são retratadas, mas pelo menos dois episódios são dedicados a outros animais pré-históricos. O último episódio da série, chamado "Armagedom", é ainda mais interessante por retratar o apocalipse no final do Cretáceo que dizimou os dinossauros.

6 - Andando com as Feras



 Andando com as Feras (Walking With Beasts; BBC) é a continuação do aclamado Caminhando Com Dinossauros. Porém, dessa vez, os protagonistas desse programa não são os dinossauros, mas sim, seus sucessores após a extinção dos lagartões: os mamíferos! São raros os programas que retratam a megafauna pré-histórica, e isso já é um grande diferencial dessa série. A computação gráfica é boa, mas era mais surpreendente na época em que foi lançada. Assim como Caminhando Com Dinossauros, essa série em 6 episódios usa e abusa de animatronics. Além dos mamíferos antigos, a série também ganha pontos por mostrar parte da evolução dos hominídeos até eles finalmente se tornarem os humanos de hoje em dia.

5 - Dino Planet



 Dino Planet (Dinosaur Planet; Discovery Channel) é uma série documental dividida em 4 episódios, cada um com sua própria história. Essa série utiliza da mistura de descobertas paleontológicas reais e histórias ficcionais para criar episódios com enredos, até que bem desenvolvidos. Cada episódio acompanha "personagens" dinossauros em diversos eventos do passado. Um exemplo, é a história "O Ovo de Alpha", que acompanha a fêmea de saltassauro Alpha, desde seu nascimento em Auca Mahuevo, seu crescimento, sua vida desafiadora e seu retorno até o local de nascença para botar seus próprios ovos. Cada história é bem interessante, com uma computação gráfica aceitável e com alguns "intervalos" na história para que paleontólogos expliquem as descobertas por trás do enredo que estamos vendo. Os únicos problemas ao meu ver são dois. O primeiro é a dublagem brasileira, que até é boa, mas às vezes confundem os nomes dos dinossauros (por exemplo, confundindo o einiossauro com o maiassaura no episódio "Das, o Caçador"), e isso pode gerar estranhamento. O outro, é que a série costuma usar os mesmos modelos de dinossauros em episódios diferentes para representar espécies diferentes, um recurso bem preguiçoso, ao meu ver. Apesar disso, é uma série muito boa e vale a visualização.

4 - Caminhando com Monstros: A Vida Antes dos Dinossauros



 Essa série em 3 episódios é uma das continuações de Caminhando com Dinossauros. Mas, diferente de seu antecessor, Caminhando com Monstros: A Vida Antes dos Dinossauros tem como pano de fundo a era Paleozóica, muito antes dos dinossauros aparecerem (apesar do último episódio se passar no início do período Triássico, quando os dinossauros já haviam surgido). A série mostra a evolução dos seres primitivos em animais cada vez mais complexos, passando por todos os períodos dessa era em específico, mostrando o desenvolvimento da vida e as mudanças em nosso mundo. O diferencial da série é mostrar esse passado mais antigo do que estamos acostumados a ver, mostrando inclusive a formação da Terra e da Lua e a evolução dos répteis primitivos nos primeiros dinossauros. Tem uma fotografia incrível e uma bela computação gráfica. Vale a pena ser visto.

3 - Parque Pré-Histórico



 Parque Pré-Histórico (Prehistoric Park; Impossible Pictures/ITV/Animal Planet) é uma série documental estrelada por - adivinhem - Nigel Marven. Na série de 6 episódios, Nigel é o dono do Parque Pré-Histórico, um refúgio da vida selvagem dedicado a manter e preservar espécies extintas há milhares ou milhões de anos (ao melhor estilo Jurassic Park, só que com menos segurança e menos verba). E como nosso herói faz isso? Ora, ele usa portais espaço-temporais portáteis para viajar ao passado e resgatar animais pré-históricos à beira da extinção. "Mas, Alberto, isso é uma série de ficção científica ou um documentário?", vocês me perguntam. Bom, caro leitor, é aí que mora o diferencial de Parque Pré-Histórico: ele é os dois! Apesar do enredo de história de ficção, isso é tudo um pano de fundo para o documentário se desenrolar. A partir do momento que Nigel coloca os pés no passado, a série vira um documentário da vida selvagem, mostrando (com uma bela fotografia, incrível computação gráfica e vários animatronics) como era o passado do nosso mundo em diversas eras e locais. Além de falar de diversos animais extintos, a série ainda fala sobre as extinções em massa do passado, e levanta boas discussões sobre preservação ambiental e a proteção de espécies ameaçadas de extinção. É com certeza um dos meus favoritos dessa lista, e vale muito a pena ser assistido!

2 - O Fim dos Dinossauros



 O Fim dos Dinossauros ou O Último Dia dos Dinossauros (The Last Day of the Dinosaurs; Discovery Channel) é um documentário que busca mostrar um dos eventos mais impactantes na história da vida na Terra: a extinção dos dinossauros. O documentário mostra de forma dramática segundo a segundo dos eventos que levaram esses gigantes a extinção, mostrando minuciosamente todos os desastres causados pelo impacto do asteroide na Península de Yucatán, há 65 milhões de anos atrás. O documentário é muito bem feito, mesmo que os modelos dos dinossauros não sejam tão surpreendentes. É difícil para alguém que goste desses animais assistir esse programa sem sentir pelo menos um aperto no coração, ao ver o quão sofrido foram seus últimos momentos. Recomendadíssimo! 

1 - Caminhando com Dinossauros



 Alguns poderão me chamar de previsível, eu digo que estou sendo coerente. Para muitos, não é uma surpresa que Caminhando com Dinossauros (Walking With Dinosaurs; BBC) estaria em primeiro lugar dessa lista. Acredito que muito disso seja porque essa série documental de 6 episódios foi pioneira em diversos aspectos. Em primeiro lugar, por usar efeitos especiais de qualidade e animatronics, em uma década que havíamos acabado de ver o que era possível em Jurassic Park. Segundo, por mostrar uma visão mais realista dos dinossauros em sua interação com a natureza, dando mais veracidade ao fatos apresentados. Apesar de ter algumas informações desatualizadas (como exemplifiquei um pouco na postagem sobre o liopleurodon), Caminhando com Dinossauros ainda é um dos melhores documentários já feitos sobre esses animais, mostrando toda a sua diversidade, sua origem humilde, sua conquista sobre o mundo e seu trágico fim. Não é a toa que é tido por muitos (inclusive este que vos escreve) como seu documentário favorito sobre os dinos. Inclusive, seu sucesso de público e crítica gerou diversas sequências. Além dos itens 8, 6 e 4 dessa lista, ainda foram lançados Caminhando com Dinossauros - O Filme 3D, The Ballad of Big Al, The Giant Claw e Land of Giants. Esses dois últimos especiais foram estrelados por - pasmem - Nigel Marven! Esse cara está em tudo....
 Se não assistiu, assista! Pois é um material quase obrigatório. E se já assistiu, está na hora de assistir de novo.


 E chegamos ao fim desse Top 10, que foi um pedido especial da nossa seguidora Victória Reis. Um abraço, minha jovem! E pra terminar, irei repetir o que falei lá em cima: Discorda ou concorda com algo dessa lista? Tem outro documentário que você goste que acha que deveria entrar na lista? Então, deixem seus comentários. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário