quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Resenha - Os Senhores Dos Dinossauros

Título: Os Senhores dos Dinossauros ( The Dinosaur Lords )
Autor: Victor Milán
Editora: Darkside
Número de Páginas: 477
Ano de Lançamento: 2015

 Nas palavras de George R.R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, Os Senhores dos Dinossauros é "A união entre Jurassic Park e Game of Thrones". Apesar de parecer um combinação que tinha tudo para dar errado, Victor Milán foi capaz de criar personagens carismatícos, um enredo envolvente e um mundo onde todo amante de dinossauros gostaria de viver.



 Eu ( e provavelmente você também, meu caro leitor e seguidor do PaleoBlog ) sempre imaginei como seria legal ver cavaleiros medievais montados em dinossauros. Porém, nunca consegui imaginar uma história onde isso se encaixasse ou que funcionasse de uma forma que não fosse "boba". Porém Victor Milán conseguiu me surpreender. Ele conseguiu criar um mundo capaz de entreter o leitor e que faz sentido dentro da proposta apresentada por ele ( apesar de fazer parte do mistério do livro como os dinossauros e humanos começaram a coexistir ). De acordo com Victor: "Este mundo - Paraíso - não é a Terra. Não foi a terra. Jamais será a Terra. Não é uma Terra alternativa. Todo o resto é possível...". Isso abre um leque de especulações e teorias, algumas até bem elaboradas.

 A história se passa no continente de Nuevaeuropa, um continente claramente inspirado na Europa do final do século XIV, em línguas, costumes, religião, armamentos, etc. Nesse mundo, criado pelos 8 Criadores, os dinossauros são usados não só como companheiros, mas principalmente como máquinas de guerra valiosas e poderosas. Nele nós temos a visão de dois pontos de vista. Em primeiro, temos a dupla Rob Korrigan ( um bardo e senhor de dinossauros, com sua mente voltada para bebidas, mulheres, vida mansa e acompanhado pela sua einiossauro Nell ) e Voyvod Karyl ( um ex nobre e líder mercenário derrotado acidentalmente por Rob ) que se unem na missão de treinar um povo pacifista para se tornarem soldados.
 Do outro lado, temos o ponto de vista da família real de Nuevaeuropa, com todas as intrigas da corte, conspirações e guerras civis.
 Apesar de parecerem histórias distantes uma das outras, elas possuem laços ( mesmo que subentendidos ), que fazem sentido ao longo do livro.
 O enredo é muito bom e envolvente, além de possuir personagens muito interessantes. Eu por exemplo, adorei Rob como personagem, ele com certeza é o meu favorito até agora.
 O livro, porém, possuí várias cenas pesadas: como batalhas sanguinárias, assassinatos a sangue frio e até estupro. Ao melhor estilo das Crônicas de Gelo e Fogo.

 Os Senhores dos Dinossauros é o primeiro livro de uma trilogia, cujo segundo volume ( The Knights of Dinosaurs ) já foi lançado nos Estados Unidos e deve chegar no Brasil em breve. Ele é um livro com enredo envolvente, personagens carismáticos, um mundo magnífico e, é claro, muita ação e batalhas incríveis com dinossauros e seus cavaleiros. Não descartaria, talvez, uma série de TV com a qualidade de Game of Thrones em um futuro não tão distante. Essa é uma leitura quase obrigatória para os amantes de dinossauros e de fantasia. Então, fica aqui minha recomendação: adquira Os Senhores dos Dinossauros e tenha uma boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário