sexta-feira, 5 de junho de 2015

Fóssil da ave mais antiga do Brasil é encontrado no Ceará


 Em 2011, um fóssil de ave foi descoberto na Bacia do Araripe, entre os municípios de Nova Olinda e Santana do Cariri, no Ceará, e descobriu-se que se tratava da mais antiga ave brasileira, o Euenantiornithes. O estudo, realizado na Universidade do Rio de Janeiro ( UFRJ ), foi publicado nessa terça-feira ( 02/06/2015 ) na revista inglesa Nature, e indica que ave tem quase 115 milhões de anos de idade!

 O fóssil possuí ossos e penas bem preservados, indicando que o animal tinha o tamanho de um bem-te-vi, cerca de 6 centímetros de comprimento e 8 centímetros de cauda, esta sendo formada por duas longas penas. O crânio indica que a ave tinha olhos grandes e um bico com dentes. Acredita-se que o animal tivesse uma plumagem colorida devido à boa preservação da plumagem.

 "Essa descoberta mudará o entendimento desse grupo de fósseis e de sua distribuição pelo mundo. É uma verdadeira joia da paleontologia brasileira" diz Ismar de Souza Carvalho, professor do Departamento de Geologia da UFRJ e primeiro autor da pesquisa. Aves com tamanho estado de preservação só haviam sido encontrados na Ásia, em especial na China.



Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário