terça-feira, 19 de maio de 2015

Uberabatitan

Nome: Uberabatitan ( Titã de Uberaba )
Nome Científico: Uberabatitan Ribeiroi
Época: Cretáceo
Local: Brasil

 O uberabatitan foi descoberta na cidade de Uberaba, Minas Gerais, pelo paleontólogo e geólogo Luiz Carlos Ribeiro. Os primeiros 3 fósseis deste animal foram encontrados durante obras na duplicação da BR-050, que liga Brasília a Santos. O trabalho de retirada de fósseis durou até 2006 e quase 300 toneladas de rocha foram retiradas do local. A descrição do animal coube a Ismar de Souza Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ ), e a Leonardo Salgado, da Universidade de Comahue ( Argentina ).
 Até hoje, a descoberta do U. Ribeiroi é tida como uma das mais importantes da paleontologia brasileira, já que se trata do maior dinossauro brasileiro já descoberto. O crânio, porém, nunca foi encontrado, sendo assim, ele foi baseado no do seu parente mais próximo: o titanossauro.




 O uberabatitan foi o maior dinossauro brasileiro e pertencia ao grupo dos saurópodes, medindo 15 metros de comprimento ( podendo, talvez, chegar a 20 metros ) e entre 4 e 6 metros de altura, podendo pesar por volta de 15 toneladas.
 Era herbívoro e, provavelmente, vivia em pequenos grupos alimentando-se de plantas rasteiras e árvores baixas em campos e matas abertas. É bastante provável que quando adulto não tivesse predadores naturais ( há não ser que estivesse muito velho ou doente ).

Galeria ( Clique nas imagens para ampliar ):


 

 




Fontes:
1. Ikessauro
2. Museu dos Dinossauros, Uberaba
3. Ciência Hoje
4. Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário