quinta-feira, 30 de abril de 2015

Descoberto dinossauro voador com asas semelhantes às de morcegos


 Na quarta-feira ( 29/04/2015 ) a revista Nature publicou a descoberta de um dinossauro voador na China que, ao que parece, tinha asas semelhantes às de morcegos. O estudo foi feito por um equipe de cientistas liderada por Xu Xing, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados de Pequim, e por Zheng Xiaoting, da Universidade Linyi. 

 O animal foi nomeado de Yi qi, que significa "Asa estranha" em chinês, e pertencia ao pequeno grupo dos Scansoriopteryx encontrados, até agora, apenas na China. Viveu no período jurássico, tendo o tamanho aproximado de um pombo, pesando em torno de 380 gramas.

O Yi qi foi um dinossauro voador com asas semelhantes às de morcegos.

 Quando o animal foi estudado, a equipe de Xing e Xiaoting acharam, inicialmente, que ele era incapaz de voar. Mas então perceberam que ele tinha um longo osso em forma de haste que projetava-se de cada punho, semelhante a um morcego. Por isso, deduziu-se que o Yi qi, apesar de ter penas e ser um ancestral das aves, tivesse asas com membranas, assim como os ditos morcegos. Esse tipo de "equipamento de voo" não é encontrado em outros dinossauros ( apenas, talvez, em pterossauros ) o que pode indicar que o Yi qi foi um "experimento" bizarro da evolução que acabou fracassando.

 Apesar disso, não sabe-se ao certo se o animal apenas planava ou era capaz de voar também. Ao que tudo indica, ele, além de planar, era capaz de voar pequenas distâncias como de uma árvore para outra ou de uma árvore até o solo. O tamanho e formato reais das asas do Yi qi ainda são desconhecidos.





Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário