segunda-feira, 23 de março de 2015

Meganeura

Nome: Meganeura ( Grande nervo )
Nome Científico: Meganeura monyi
Época: Carbonífero
Local: Europa e América do Norte

 Sendo um inseto, a meganeura não foi capaz de deixar ossos fossilizados para trás. Ao invés disso, ela deixou a marca de seu corpo em lama ou areia molhada, que solidificaram e se transformaram em rocha.
 Seu primeiro fóssil foi encontrado na mina de carvão Stephanian Commentry, na França, em 1880, sendo descrita apenas em 1885 por Charles Brogniart. Atualmente o fóssil está em exposição no Muséum National d'Historie Naturelle, em Paris. Posteriormente, outros fósseis foram encontrados pela Europa, como em Bolsover, Derbyshire, em 1979, e até mesmo em Oklahoma, Estados Unidos, agora em 1940. Este último está exposto no Museu de História Natural de Harvard.



Impressão fóssil de Meganeura monyi.

 A meganeura foi um dos maiores insetos que já viveram, podendo atingir 50 centímetros de comprimento e 1 metro de envergadura, o mesmo que alguns falcões atuais. Além disso, ela poderia pesar até 1 kg. A meganeura podia atingir grandes velocidades, além de realizar várias "manobras", graças às suas 4 asas.
 Era uma ancestral das atuais libélulas. Vivia em pântanos e próximas a rios e lagos onde caçavam suas presas. Carnívoras, caçavam provavelmente outros insetos menores e até mesmo alguns répteis. Maior parte da sua cabeça correspondia a seus grandes olhos, que davam uma visão próxima dos 360º graus.


Na Cultura Popular:

  • Libélulas gigantes aparecem em diversas produções (filmes, séries, jogos, etc.) que retratam a pré-história, mesmo que elas estejam cronologicamente erradas, colocando a meganeura convivendo com dinossauros, por exemplo.
  • Na TV, a meganeura aparece no segundo episódio do documentário Walking With Monsters, da BBC. Ela também aparece no episódio A Casa dos Insetos, da série Parque Pré-Histórico da Focus Filmes.
  • A meganeura é uma das criatura presente no jogo de sobrevivência Ark: Survival Evolved, aparecendo como um animal necrófago que ataca o jogador se houver cadáveres de outros animais por perto.
  • O Pokémon Yanmega foi inspirado na meganeura.

Galeria

Clique nas imagens para ampliar.

Meganeura monyi caçava outros insetos menores e pequenos répteis.















Os pântanos quentes e úmidos que cobriam a Terra no carbonífero
eram o lar da meganeura, a maior criatura voadora de seu tempo.
















Fontes:
1. Enciclopédia dos Dinossauros e da Vida Pré-Histórica; Dorling Kindersley;
2. Documentário Walking With Monsters: The Life Before the Dinosaurs; BBC;
3. Parque Pré-Histórico; Ep. 5 A Casa de Insetos;
4. Atlas Virtual da Pré-História;
5. Prehistoric Wildlife;
6. Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário