sábado, 7 de fevereiro de 2015

Dimorfodon

Nome: Dimorfodon (Dois tipos de dente)
Nome Científico: Dimorphodon macronyx
Época: Jurássico
Local: Europa

 O primeiro fóssil de dimorfodon foi descoberto em 1828 pela colecionadora de fósseis Mary Anning. Estava incompleto, sendo constituído apenas por alguns ossos e uma garra. O fóssil então foi adquirido por William Buckland em 1829, que o nomeou de Pterodactylus macronyx
 Porém, em 1858, o paleontólogo Richard Owen relatou a descoberta de 2 novos fósseis, também incompletos, mas desta vez com crânios. Como os crânios eram muito diferentes do gênero pterodactylus, Owen decidiu dar-lhes o nome de Dimorphodon macronyx, isso em 1859.




Dimorphodon mount.jpg

 Dimorfodon significa "dois tipos de dentes" em latim. Isso porque ele possuía dois tipos de dentes em seu bico, algo raro entre os répteis. Os primeiros 5 dentes de cada mandíbula (superior e inferior) eram compridos e afiados, seguidos por 30 ou 40 dentes pequenos e menos pontiagudos.
 Era um predador. Se alimentava de insetos e pequenos peixes. Também é provável que se alimentasse de pequenos répteis. Viviam em grupos pequenos próximos à florestas, lagos, rios e em zonas costeiras, onde o alimento era mais abundante. 
 Não era um pterossauro grande. Tinha 1 metro de comprimento e 1,45 m de envergadura. Seu crânio era volumoso, porém leve, medindo 23 centímetros. Sua cauda era longa, para dar estabilidade no voo, e terminava em um adorno em formato de palheta.

Galeria ( Clique nas imagens para ampliar ):


 

 

 



Fontes:
Sites: Natural History Museum of London; Prehistoric Wildlife; Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário