sábado, 14 de fevereiro de 2015

Análise - Terra Nova

Estréia: 26/09/2011
Término: 19/12/2011
Temporadas: 1 temporada
Episódios: 13 episódios
Canal: FOX
Diretor: Steven Spielberg
Estrelando: Jason O'Mara, Stephen Lang, Shelley Conn, Landon Liboiron, Naomi Scott, Allison Miller, Alana Mansour, Rod Hallett e Christine Adams

 O que falar de Terra Nova, uma série de Steven Spielberg que dividiu opiniões mundo a fora? Bem, podemos dizer que ela errou em vários pontos e mesmo assim conseguiu conquistar muitos graças aos seus personagens.




 No ano de 2149 o mundo está morrendo. O planeta está sub desenvolvido, o ar é tóxico e o mundo está super populado com maioria da fauna e flora extintas. O futuro da humanidade está em risco e a única esperança de sobrevivência está no passado, a 85 milhões de anos atrás. Terra Nova centra-se na família Shannon que são enviados até a primeira colônia humana no passado, Terra Nova, uma cidade chefiada por Nathaniel Taylor ( Stephen Lang ). Devido ao controle populacional da Terra de 2149, os Shannon só poderiam ter dois filhos, Josh ( Landon Liboiron ) e Mady ( Naomi Scott ) mas acabam desobedecendo essa regra e Zoe ( Alana Mansour ) vem ao mundo. Eles arriscam suas vidas para levar toda a família até o passado, onde podem recomeçar. Tudo parece perfeito. Elisabeth Shannon ( Shelley Conn ) torna-se a médica chefe da colônia e Jim Shannon (Jason O'Mara) se torna o "xerife". Porém, fora das cercas de Terra Nova existe um mundo perigoso habitado por dinossauros e os Sextos, rebeldes liderados por Mira ( Christine Adams ) que querem tomar a colônia. O futuro também tem seus perigos. Pessoas corruptas centradas no lucro enxergam Terra Nova como uma mina de ouro.

Braquiossauros se alimentam em Terra Nova

 Sobre o enredo: ele é realmente muito interessante, tanto pelos personagens carismáticos quanto pelo ritmo em que a história se desenrola, que não deixa ela ficar massante ao longo do tempo. 

A série prometia ser uma ficção científica ( e realmente foi ), mas ela falhou em algumas partes. A primeira delas foi a explicação de como eles viajaram para o passado. Tudo é explicada de uma forma conceitual já no primeiro episódio, com uma ou outra citação nos episódios seguintes, e é só isso, mas é apenas disso que você precisa saber. A segunda falha  foram os dinossauros. não entenda mal, eles são bem feitos, usando belos efeitos especiais e um ou outro robô a la Steven Spielberg e Jurassic Park. Porém, muitos dos dinossauros que aparecem na série não existiram e foram criados apenas para ela ( como o slasher, o ovosaurus e o malcomus ), sendo que dinossauros reais que aparecem são apenas 5 ( braquiossauro, carnotauro, anquilossauro, pteranodon e espinossauro ). Esse erro poderia ser perdoado se pensarmos que várias espécies de dinossauros ainda estão para serem descobertas. Os dinossauros também aparecem menos do que eu gostaria, estando lá só para ficarem no plano de fundo ou matar alguém. Ainda assim é perdoável, já que eles dão mais ênfase nos relacionamentos humanos.

Carnotauro: o principal predador de Terra Nova

 Os personagens são interessantes e o ritmo de como história se desenvolve é muito bom. A série tem sim "heróis" e "vilões", mas quase todos eles tem motivações e segredos únicos, o que dá profundidade para a história. E foi esse tipo de coisa que fez com que eu continuasse a acompanhar toda a série. Eu sou um amante de enredo. Gosto de história bem desenvolvidas e bons personagens ao invés de apenas ação o tempo todo. 

 A recepção da série foi boa, mas não teve o público necessário. Eram esperados quase 15 milhões de telespectadores mas houve apenas 9 milhões ( o que é um excelente número ). Mesmo assim, a FOX decidiu cancelar a segunda temporada, mesmo com o gancho no final da primeira ( que deixou muitos com a pulga atrás da orelha e aguardando por uma continuação ). Em resumo: Terra Nova é uma série com um bom enredo, que falha em alguns quesitos mas consegue se manter. Para aqueles que quiserem assistir, todos os episódios estão disponíveis no Netflix.



Prós:
.Enredo
.Personagens

Contras:
.Dinossauros
.Viagem espaço-temporal

Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário