quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Albertossauro

Nome: Albertossauro (Lagarto de Alberta)
Nome Científico: Albertosaurus sarcophagus
Época: Cretáceo 
Local: América Norte

 Em 1884, Joseph B. Tyrrel encontrou o primeiro fóssil de um albertossauro: parte de um crânio, próximo ao rio Red Deer, no estado de Alberta no Canadá. Alguns anos depois, agora em 1910, um grande conjunto de fósseis de albertossauros foram encontrados por Barnum Brown em outra parte do rio Red Deer.
 Existe certo desacordo entre os paleontólogos sobre o número de espécies de albertossauro: Alguns defendem que existe apenas uma espécie, o Albertosaurus sarcophagus, enquanto outros afirmam que existem mais duas, o Albertosaurus libratus e o Albertosaurus megagracilis. Porém, pesquisas recentes indicam que o fóssil de A. libratus era, na verdade, de um gorgossauro enquanto o do A. megagracilis não passava do esqueleto de um tiranossauro jovem.




 O albertossauro foi um terópode da família tyrannosauridae, a mesma família ao qual pertencem o tiranossauro e o daspletossauro. Media em torno de 9 metros de comprimento e 3 metros de altura, podendo pesar entre 2 e 3 toneladas. 
 Caçava em bandos utilizando seu olfato apurado. Isso, aliado ao fato de ser extremamente rápido e ágil em comparação à outros grandes predadores, transformou o albertossauro no principal predador de sua região, mesmo sendo menor e mais fraco que seus "primos". Suas presas variam entre os grandes hadrossauros, os dinossauros "bico de pato", e alguns ceratopsianos como o paquirinossauro. Também é provável que ele alimentava-se de carniça quando outra fonte de alimento não estava disponível.

Na Cultura Popular:

  •  Na TV, o albertossauro fez aparições em Parque Pré-Histórico (episódio 6, "Supercroc"), Primeval: New Wolrd (episódio 13, "The Sound of Thunder: Part 2") e em Luta Jurássica (episódio 10, "Rio da Morte").
  • Nos games, o albertossauro aparece em Jurassic Park: Operation Genesis e em Disney's Dinosaur, baseado no filme Dinossauro.

Galeria 

Clique nas imagens para ampliar.

Caçar em bandos aumentava muito as chances do sucesso da caçada.
Na imagem, um grupo de albertossauros perseguem um coritossauro.
Quando carne fresca não estava disponível,
o albertossauro podia se aproveitar da carcaça
de animais mortos há algum tempo.

Um corpo forte, esguio e ágil transformou o albertossauro no maior
predador de sua região em sua época. Acima, albertossauro em Luta Jurássica.






Fontes:
Documetário: Jurassic Fight; History Channel
Sites: AVPH: Atlas Virtual da Pré-História; Wikipedia: The Free Enciclopedia; Ache Tudo & Região: Animais Pré-Históricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário